“Eu quero é botar meu bloco na rua, brincar botar pra gemer
Eu quero é botar meu bloco na rua, gingar pra dar e vender”.

 

Carnaval é a festa da carne, é a festa do corpo. E um corpo que se diverte é uma mente que se liberta. Cair na folia é terapia!

Se neste Carnaval esta é a sua opção, saiba todos os benefícios que você vai ter, além dos óbvios que são: diversão, alegria, euforia e muito suor.

Você sabia que o próprio samba, algo nosso, bem brasileiro, tem uma série de benefícios para a saúde comprovados? Além de ser uma atividade aeróbica que ajuda a melhorar o condicionamento físico e cardiovascular, ele contribui para aumentar a sua autoestima.

E se beber não deixe de continuar bebendo… muita água (claro!). Ela será a sua melhor “pegada” neste Carnaval. A hidratação adequada é o que lhe trará disposição para se manter energizado durante a folia e com resistência para dançar e se divertir sem se acompanhar da desagradável ressaca física.

Já a ressaca moral…essa a gente deixa para conversar em outro post! Pois quer saber uma dica que na verdade é uma grande benefício da folia?

Se for pra pista não leve os preconceitos. Permita-se SER MENOS VOCÊ. É exatamente este o maior benefício do Carnaval, se propor dar uma pausa nos seus preconceitos de certo ou errado, de devo, não devo, e simplesmente curtir o momento. Um exercício espetacular que muitas vezes leva anos num consultório de terapia para se conquistar.

Entregue-se. O momento perfeito para não usar as suas máscaras psicológicas habituais e trocar por fantasias divertidas de bailarina, pierrô, cigana, pirata, dançarina ou malandro.

Sem perceber vestimos no dia a dia ornamentos muito pesados para nos proteger e no Carnaval podemos nos propiciar esta troca e trazer uma experiência libertadora para o nosso cérebro e nossas emoções – a libertação do nosso ego!

Já ouviu a expressão “ninguém é de ninguém”, maravilhosa oportunidade de deixar de lado os seus “mimimis” e apenas expressar a sua real naturalidade.

Que tal se fantasiar de você?

Aproveite este Carnaval e não apenas caia na folia, caia também num momento de se libertar das coisas tensas e pesadas do seu estado de ser. Agradar os outros neste período é a maior furada, porque a melhor jogada será “não tenho nada a perder”, que significa: minha única intenção é me divertir e sambar até amanhecer!

Quem vive este desprendimento, vive uma renovação química interna. Cada vez que você se permite ser você mesmo é como se você tivesse um “upgrade” nos seus registros cerebrais.

Menos tensão e mais permissão produz a química da alegria, uma mistura de neurotransmissores se ativam, dopamina, noradrenalina, serotonina, uma sopa de bons ingredientes se derramam nas suas redes neurais, o que garante um corpo e mente mais fortalecidos.

Então, se optou pela folia, caia nela de verdade. Samba no pé, nas atitudes e na alma!

Um Carnaval em movimento perfeito pra você!

Um abraço!

ASS ROSALIA

 

Rosalia Schwark
Psicóloga Especialista em Neurociência
Criadora do Método Movimento Perfeito