Aproveitar o Carnaval para realmente descansar pode ajudar a melhorar o nosso bem-estar físico, mental e emocional mais do que imaginamos. Durante o nosso dia a dia estamos sob muitas pressões, seja no local de trabalho ou familiar, isto produz no nosso cérebro um estado constante de luta ou fuga, produzindo o famoso estresse.

Decidir por desligar-se deste ritmo e reduzir a velocidade traz um ganho significativo na qualidade de vida em todos os sentidos.

Como é a sua rotina?

Faça um quadro geral dos seus horários de acordar, dormir, alimentar-se, exercitar-se e passe os dias de Carnaval com uma nova rotina de ser.

Exatamente isto, mude completamente. Esta mudança irá propiciar uma espécie de despertar no seu cérebro, produzindo um estado de vivacidade acompanhado de tranquilidade, saindo do padrão condicionado do “tenho que vencer, tenho que cumprir”, trazendo um clima de mais liberdade e descontração, como o próprio Carnaval se propõe, mas você fazendo isto através da sua opção de “colocar o seu bloco na rua” através de um tempo fora do seu ritmo normal.

A primeira coisa é você prolongar seus períodos de descanso. Dormir até mais tarde, ir dormir mais cedo e fazer a famosa sesta. Muitas pesquisas cerebrais comprovam que 20 minutos de descanso durante o dia produzem o mesmo efeito “Lifting”, que usamos para rejuvenescer o nosso rosto, em nosso cérebro. Aumentando a capacidade de criatividade e assertividade. A sesta tem um efeito tão bom que muitas pesquisas comparam com os mesmos resultados do estado meditativo.

Uma das coisas mais importantes para prolongar a longevidade cerebral é o descanso. Durante as horas que estamos mais relaxados os processos químicos do nosso organismo se estabilizam, por exemplo, o neurotransmissor serotonina, tão importante para o bom humor, aumenta suas taxas, tornando você uma pessoas mais bem humorada e disposta.

Além de melhorar sua performance cerebral, dormir mais e fazer a sesta, melhora sua pele porque ajuda a regenerar as células mais facilmente e torna sua respiração mais profunda, então dormir mais no Carnaval vai melhorar a sua oxigenação celular.

Você pode também emagrecer, porque um corpo mais relaxado acumula menos gordura e melhora sua atividade intelectual, ou seja, você estará um Eu mais evoluído depois do Carnaval!

Com relação a sua rotina de exercícios físicos, faça o contrário. Ponha mais movimento nestes dias de Carnaval. Caminhe mais, faça esportes na natureza, aproveite a luz do sol para aumentar os seus níveis de Vitamina D, que favorecem a absorção de cálcio e que aumentam a sensação de bem-estar, amenizando sintomas de depressão.

E que tal mudar a sua forma de se alimentar?

Aproveite o Carnaval para colorir mais as suas refeições. Isso mesmo, mais frutas, mais verdes, mais orgânicos, mais produtos naturais. Alimentos saudáveis, além do seus benefícios evidentes, produzem um sentimento de leveza e amor próprio. Se alimentar bem faz com que a gente passe um tempo sem produzir culpas, fizemos as pazes conosco mesmo quando percebemos que estamos nos cuidando. Este sentimento nos fortalece e aumenta a nossa autoestima. Assim, você aproveita o Carnaval para encontrar momentos de mais sintonia consigo mesmo.

Mude sua rotina, dormindo mais, relaxando mais, fazendo mais atividades físicas, comendo de forma mais pura e natural e no final das contas esta será uma forma inteligente de experimentar o Carnaval, cujo a intenção final sempre é brindar a felicidade e a oportunidade de fazer parte deste jogo sensacional que é estar vivo!

 

Um Carnaval em movimento perfeito pra você!

Um abraço!

ASS ROSALIA

 

Rosalia Schwark
Psicóloga Especialista em Neurociência
Criadora do Método Movimento Perfeito