Nas situações críticas da vida, términos de relacionamentos pessoais e profissionais, conflitos com os outros ou com nós mesmos, rejeição, desaprovação, descrédito, é fácil para quem está de fora falar, ” bola pra frente, tudo se resolve, olha o pensamento positivo” , que pensamento positivo que nada, não faz nem ” cócegas” no mar de preocupações que você se encontra.

Não se culpe , não se julgue sem capacidades para enfrentar, porque é sua natureza primitiva cerebral, diante de problemas, pensar no pior resultado e criar uma cascata associativa de pensamentos sobre tudo mais que não dá certo, ou poderá não dar certo em sua vida.

Nós temos um alarme interno, que diante da mínima possibilidade de perigo, é acionado, fazendo com que criemos um ” filminho” interno , que rapidamente se transforma num drama e reagimos a este ” trailller” como se fosse a nossa realidade. É tão forte, que mesmo quando você está deitado numa cama confortável e seguro, pode ter reações físicas, típicas de quem está sob uma ameaça real de perigo.

Quando tudo vai bem, mesmo assim, você tem que cuidar para não começar a temer perder a condição favorável , que também é de sua natureza cerebral, que usa o medo como forma de prevenção,é o seu instinto de proteção natural, tentando evitar o pior.

Portanto, não condene-se em ser negativo, porque falar é fácil, difícil é viver a situação ou condição inadequada sem o sofrimento gerado pelos piores pensamentos, que brotam naturalmente, frutos de sua estrutura cerebral.

Quando você quer mudar ou superar os seus problemas, o primeiro passo é tomar consciência que, não existe nada de errado com você em estar sendo negativo e que aquele que lhe dá, bem intencionado ” conselhos positivos” é porque esta dissociado naquele momento de experiências, que com certeza, o fariam se sentir igual ou pior que você.

Isto não quer dizer, que você não precise alterar estes pensamentos negativos, é claro que você precisa, o segundo passo é tomar conhecimento do que a ciência moderna da biologia e dos estudos cerebrais comprovam- Nossos pensamentos produzem emoções e nossas emoções movem o nosso mundo interno e mundo externo.

Estudos científicos comprovam que a qualidade de suas emoções comandam células e a química cerebral de bem-estar, que quando você está tendo emoções de satisfação, alegria e segurança , seus níveis de serotonina, dopamina e norodrenalina, o trio do bem-estar químico se eleva , e você se sente bem e saudável. E quando você se sente bem, tudo no mundo externo reage como um espelho do seu estado interno.

Emoções de preocupação,medo, dúvidas, culpa, tristeza, provocam desorganizações celulares, que levam a doenças físicas e a redução da química do bem-estar, a doenças psíquicas de depressão, ansiedade , compulsões a comida, bebida, compras. Quando você não se sente bem, o mundo externo reflete as mesmas condições negativas, você se torna um imã das piores situações.

Não existe nada mais importante do que se sentir bem. Porque isto afeta tudo, absolutamente tudo em sua vida. Seu nível de bem-estar físico e emocional e suas vivências no mundo, dependem desta energia criada por pensamentos e emoções.

Mas, conselhos e dicas não são suficientes para alterar sua natureza cerebral. Quando escrevo, como agora, minha intenção é lhe trazer um conhecimento de ponta, sobre sua natureza e potencialidade cerebral, e que isto desperte em você, uma motivação para se aceitar melhor e para buscar ferramentas que lhe auxiliem em dirigir de forma eficiente os seus pensamentos e emoções, principalmente quando as coisas não vão bem.

Você precisa se mover rápido quando as coisas não estão indo bem, para não potencializá-las a ponto de se tornar um estilo de vida. Temos em média 60.000 pensamentos dia, dos quais 90% são pensamentos repetitivos , que já tivemos anteriormente , e é por este motivo que somos tão repetitivos . Quando queremos mudar o que mais precisamos é lançar mão de nossa capacidade de renovação.

Antes de tentar mudar um comportamento ou mudar uma situação externa improdutiva, precisamos renovar nosso repertório de crenças, ou seja, ideias que acreditamos ser a verdade sobre nós mesmos, sobre a vida ou sobre os outros. No momento que mudamos estas ideias, começamos a produzir um outro ” filminho” interno, este novo roteiro, começa a criar novas emoções e estas novas emoções a produzirem química de bem-estar e alterarem estados biológicos, nos fazendo sentir mais disposição, vitalidade e satisfação interna. As situações externas começam a mudar, porque nossa energia interna renovada, move novas possibilidades.

Quando você se repete, a vida se repete.

Quando você se renova, a vida se renova.

Antes de tornar a sua vida fácil, crie facilidades internas e desative sua tendência natural de criar dificuldades, comandando o seu cérebro para comandar o seu destino.

 

ASS ROSALIA

 

Rosalia Schwark
Psicóloga Especialista em Neurociência
Criadora do Método Movimento Perfeito

Deixar seu Comentário

Comentar