Existe muita confusão sobre o que é a Liderança. Muitos seminários são propostos para ensinar as capacidades e competências do Líder. Estes seminários e cursos são desenhados para pessoas na posição de chefias e gerenciamento, e muitas vezes, só ensinam a ser chefes e a gerenciar. A liderança não necessita de posições e é na verdade um exercício de não se iludir com a posição.

A liderança é a capacidade de influência, não de comando. A liderança não é uma questão a ser ensinada, é uma questão de consciência.

Chefiar é a autoridade da posição para definir comportamentos e estratégias de ações. O chefe se sente no direito de definir, dirigir e dar a “palavra final”.

Liderar é ser a fonte de inspiração do grupo. O Líder não se sente no direito de nada , ele verbaliza suas idéias e deixa o grupo dar a “palavra final”. Sua capacidade de aceitação , faz o grupo liberar seus melhores recursos e produzir os melhores resultados.

Os grandes líderes da humanidade não tinham nenhuma posição, com sua capacidade de inspirar, ganharam posição natural de seus seguidores, foram colocados na frente por inspirarem os outros a se sentirem mais fortes, mais valorizados, mais seguros.

A Liderança não usa a força usa o Poder. O poder da Influência. A força é um processo de desgaste. Você precisa se esforçar e demonstrar seu esforço para alcançar algo. O poder ele emana, é a energia do líder que remove obstáculos e inspira os outros a agirem com seus melhores recursos.

O Líder é esperado e quando chega, ilumina com sua própria presença. Todos se sentem melhor ,suas palavra fortalecem, suas idéias esclarecem, suas atitudes facilitam e quando ele parte, deixa todo o ambiente iluminado e todas as pessoas inspiradas.
Você pode estar pensando: Mas isto é para santos ou pessoas como Buda, Dalai Lamas, pessoas espiritualizadas, Zen……e não, …

Você pode Liderar em qualquer contexto de sua vida. 

A Liderança pode ser exercitada através da tomada de consciência do que é liderar e mudança de atitudes.

A característica básica da Liderança é a Humildade. A humildade relacionada a capacidade de respeitar todos como iguais. O líder se coloca internamente numa posição elevada, Ele reconhece suas habilidades e demonstra sem constrangimento todo o seu poder, ao mesmo tempo que, reconhece e valoriza as capacidades dos outros. Ele exercita a humildade percebendo a sua grandeza e a grandeza de todos os seres humanos.

O Líder acredita, o líder é a pessoa que mais tem fé em seus objetivos e em seus colaboradores. O líder não se envolve com a descrença. Sua influência maior é a crença inabalável de que tudo se organiza para o melhor. Enquanto o melhor não chega, ele age consistentemente. Sua fibra e persistência no resultado positivo inspira até os mais séticos.

Você esta sendo líder em sua vida pessoal e profissional?

No contexto emocional, quando você tem uma discussão ou um problema com seu parceiro, Você é humilde? Você reconhece que você e seu parceiro são iguais e que nenhum é superior ao outro, independente de qualquer condição ou capacidade? Você tem consciência de que tanto seu parceiro como você tem todos os recursos necessários para efetuar uma mudança para melhor? Você acredita e tem fé na relação?

Você é um Líder em qualquer situação, na medida que, não julgar nem você nem o outro e manter a fé para empreender uma série de atitudes conjuntas até alcançar o resultado desejado, com uma boa dose de persistência.

No contexto profissional, quando você tem uma situação para resolver, você é humilde para reconhecer que todos tem recursos para aprimorar? Você é capaz de manter a fé no melhor resultado e a crença em seu potencial , no potencial de sua empresa e de seus parceiros para alcançar o resultado desejado?

Você lidera em qualquer contexto em que você exercitar aceitação, você não discute sobre o problema, você aceita e busca soluções. Você não julga o que esta certo ou errado ou quem é melhor ou pior, você parte para o universo das idéias, dos recursos,das novas ações e você ilumina com sua crença inabalável de que tudo se organiza no final.

Um abraço!

ASS ROSALIA

 

Rosalia Schwark
Psicóloga Especialista em Neurociência
Criadora do Método Movimento Perfeito

 

Deixar seu Comentário

Comentar